terça-feira, 22 de julho de 2008

VII Festival Mundial da Cachaça

Aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2008, o VII Festival Mundial da Cachaça de Salinas. A Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (APACS), promotora do evento, prestou homenagem aos seguintes produtores e distribuidores da cachaça do município: Anibal Mendes de Oliveira, Antônio Eustáquio Rodrigues, Elmar de Oliveira Santana, Guilherme Dallmann Neto, Guilherme de Alcântara Oliveira, José Carlos da Cruz, José Lauro Madureira, Nivaldo Gomes de Oliveira, Osvaldo Bernadino Junior, Roberto Zimmermann, Ronaldo Fidélis Miranda, Tito Sérgio de Almeida Morais e Valdete Romualdo da Silva.
A seguir algumas fotos do evento:



(Stand da APACS)



(Stand da cachaça Boazinha e Seleta)



(Stand da cachaça Havana-Anísio Santiago e Canarinha)



(Stand da cachaça Asa Branca e Cachoeira)



(Stand da cachaça Sabor de Minas)


(Stand da cachaça Indaiazinha, Beija-Flor e Salivana)







quarta-feira, 16 de julho de 2008

Salinas e suas Placas...

POR QUE TANTAS PLACAS DE ADVERTÊNCIA?

Há muito desejava conhecer o desvalido Vale do Jequitinhonha no Estado de Minas Gerais com a intenção de fazer alguma matéria para o blog destacando principalmente, a pobresa de suas populações. Situação semelhante a que ocorre no Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Finalmente chegou esse dia. Ao invés de um roteiro pré-estabelecido, e acabei optando pelo improviso...e pé na tábua, com cuidado...
Ao chegar a região, peguei a primeira estrada, cuja placa indicava Salinas. Aos poucos a minha atenção se voltou para o grande número de outdoors com diversas advertências jocosas, como estas das fotos. Pensei. Pôxa ai está um belo exemplo que deveria ser implantado em todas as estradas brasileiras, incluindo as estaduais e federais...
...já que infelizmente, é cada dia maior o número de acidentes causados por irresponsáveis alcólatras ao volante, que não estão nem ai, com as vidas preciosas que vão ceifando!

E, de placa em placa, cheguei à simpática cidade de Salinas, e sem imaginar o motivo, acabei descobrindo, o motivo de tanto zelo com a segurança dos motoristas...

A cidade de Salinas, está localizada no Norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, a 680 Km de Belo Horizonte, é também conhecida como a capital mundial da cachaça pela sua grande produção, certamente uma das cidades com maior produção de cachaça per capita do Brasil e do mundo.Em Salinas há pelo menos 150 fabricantes de cachaça, segundo dados da Associação Salinense dos Produtores de Cachaça de Qualidade. A cachaça é produzida artesanalmente em alambiques de cobre e envelhecida em tonéis de bálsamo e uburama por no mínimo dois anos, as marcas mais conhecidas são: Boazinha, Havana, Asa Branca, Java, Salineira, Lua Cheia, Meia Lua, Paladar, Salicana, Monte Alto, Seleta, Jucurutubana, Beija-Flor, Indaiazinha, Barra Viva, Puricana, Cachoeira e Havaninha e Peladinha. O produto é facilmente encontrado no comércio da cidade.
Postado por arquivosreporter

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Poesias - Milton Santiago



Apredizagem


Sempre há:


Uma voz que ninguém ecoou

Uma idéia que ninguém teve

Um gesto que ninguém percebeu


Sempre há:


Um fato que ninguém viu

Uma solução que ninguém inventou

Uma lição que ninguém leu


Sempre há:


Um passo que ninguém caminhou

Uma ação que ninguém iniciou

Um exemplo que ninguém deu


Aprenda Sempre:


Hoje – A lição de uma página

Amanhã – O entendimento do bom conselho

Depois – O exercitar do aprendizado.




Salinas

Minas são várias,

Salinas são várias minas:

Berilo, Rubelita,

Esmeralda e Turmalinas


Salinas, ora é norte

E de repente

Mesmo sem ter “onha”

É Vale do Jequitinhonha

Do Alto Rio Pardo

Ao Polígono da Seca está


Salinas não é fácil de entender

Mas se quer conhecer

Venha pra cá


Mas vem sem pressa

E deixe-se levar pela calma

E aos poucos conhecer a alma do nosso povo


Com certeza voltará de novo
Dê uma parada num barzinho

Tome Havana e coma carne-de-sol,

Fale de Política e Futebol


Curta rios, cachoeiras, praças e fontes

Doceiras, trovadores

Cantadores, benzedeiras

Mulheres bonitas aos montes


Tem poesia

Moda de viola

Quem vem aqui

Não quer ir embora
Venha comigo

Vamos curtir

Salinas te espera

Fica logo ali.


Por Milton Santiago

Milton Santiago - Biografia



Milton Santiago


O poeta Milton Santiago, também radialista, é nascido em Salinas, onde há vários anos desenvolve dinâmica atividade cultural. Atualmente é presidente da Academia de Letras de Salinas e da Sociedade Amigos da Biblioteca Experimental de Salinas - SABES.

É também coordenador do Telecentro Comunitário de Salinas.

Participou ativamente da criação das Academinhas de Letras das Escolas Estaduais Professor Elídio Duque e Professor João Porfírio, razão pela qual é sempre lembrado recebendo homenagens como 'Amigo das Escolas'. Em 2005 foi homenageado pelo jornal Folha das Gerais com o título "Talento Regional", pelos relevantes serviços prestados à cultura salinense.
Participou da fundação de várias associações comunitárias em Salinas, da qual foi vice-presidente.
Noutros segmentos trabalhou como bancário, foi diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de Salinas na década de 90, militou na área de assistência
social como idealizador do Programa Amiguinho do Peito, empreendendo inúmeras ações de combate à fome e à desnutrição infantil, programa que teve, inclusive, repercussão nacional. Ainda nos anos 90 participou da criação dos conselhos municipais de Saúde, da Criança e do Adolescente, da Assistência Social e do Conselho Tutelar.

É ainda secretário do Centro Cultural de Salinas e membro do Conselho Municipal de Cultura.
De personalidade refinada, Milton Santiago traz na alma um admirável espírito conciliador, promotor da paz, sempre pronto a demonstrar amor e afeição. E este arsenal de bons sentimentos é integralmente incorporado a seus poemas.


Sua bibliografia é constituída de obras de grande valor literário e histórico. Salinas e seu povo ocupam lugar de primazia em seus escritos. Já publicou "Força de Expressão", "Eternas Lições" e tem poemas de sua autoria no livro "Poetas de Salinas - Antologia da Academia de Letras de Salinas".


Nasce o Poeta


O calendário marcava três de setembro de 1955. O dia amanhecera mostrando límpido céu azul e o sol concedia seus raios nascentes às plantas, flores e pássaros, em transparente claridade numa manhã de primavera. O vento soprava com suavidade, cujos sons assemelhavam-se a acordes de delicados instrumentos, como se a natureza oferecesse a Salinas, celestial poesia.
No centro de toda essa paisagem encantadora, nascia o Poeta.
No exato momento em que dava a luz ao filho, sua mãe, em êxtase sentiu sublimado poema que invadiu a intimidade do seu coração, e um pensamento lúcido dizia que aquela criança faria poemas encantadores.
Anos mais tarde a Mestra Maria Eliza descobriu naquela criança a vocação literária.

Naquele momento falou-lhe da maiêutica, ou, engenhosa obstetrícia do espírito que trata da parturição das idéias relembrando o parto poético em que Sócrates tanto falou.

Ela disse: - Vá menino a procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude, e a arte é o instrumento que nos liberta e nos levam a experimentar os ensinamentos do filósofo grego.

Lembrança de Salinas - Fotos











Cachaça de Salinas busca certificado de origem geográfica


Por Roberto Carlos Morais Santiago


Tudo indica que em breve a cachaça artesanal produzida no município de Salinas terá o reconhecimento de Indicação de Origem Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O certificado representa verdadeira procedência geográfica, agregando reputação, identidade própria e vantagem competitiva em relação aos demais produtores de outras regiões.


A Associação dos Produtores de Cachaça de Salinas (Apacs), Prefeitura Municipal de Salinas, Escola Agrotécnica Federal de Salinas e Sebrae – Minas, estão elaborando projeto a ser apresentado ao INPI que poderá reconhecer o município como região produtora de cachaça de qualidade.

A indicação geográfica, caso seja concedida, irá garantir uso reservado pelos produtores de Salinas, beneficiando e protegendo as marcas do município contra a concorrência desleal e falsificação, além de agregar valor ao produto. Em contrapartida, aumenta a responsabilidade dos produtores pela manutenção da tradição e qualidade da bebida.


No Brasil, no setor de cachaça, somente o município de Paraty (RJ) possui o certificado outorgado pelo órgão federal. O município fluminense é um dos mais antigos pólos produtores de cachaça, desde o período colonial.Atualmente, o principal pólo brasileiro de produção de cachaça artesanal é o município norte-mineiro de Salinas.


A produção anual atinge 5 milhões de litros, sendo comercializada sob mais de 50 marcas, algumas de renome nacional e internacional. Vários fatores contribuem para a indicação geográfica de Salinas: solo, clima, tradição, cultura e uma incrível variedade de marcas: Havana-Anísio Santiago (reconhecida patrimônio cultural imaterial de Salinas), Asa Branca, Beija-Flor, Indaiazinha, Canarinha, Monte Alto, Lua Cheia, Salineira, Seleta, Cubana, Boazinha, Sabor de Minas, Salinas, Artista, Fabulosa, Peladinha, Erva Doce, Terra de Ouro, dentre outras, tem o reconhecimento do consumidor brasileiro pela ótima qualidade.

Em 2007, os produtores de Salinas recolheram 1,042 milhão de reais de ICMS, imposto de competência estadual, ao erário mineiro. No mesmo período, os produtores de João Pinheiro (segundo colocado), recolheram 68,78 mil reais; Taiobeiras (terceiro colocado), recolheram 36,94 mil reais e Januária (quarto colocado), recolheram 28,04 mil reais. No mesmo exercício, o ICMS recolhido pelo setor produtivo representou 39,44% do total arrecadado no município, contra 31,58%, do exercício anterior.

Os dados demonstram que o agronegócio da cachaça de Salinas, de forma inequívoca, é uma realidade com expressiva participação na economia do município. É o único município mineiro que possui cadeia produtiva de cachaça consolidada com alto índice de formalidade.


Reconhecer o município de Salinas como indicação geográfica na produção de cachaça seria o reconhecimento aos produtores que, historicamente, vem produzindo cachaça de qualidade indiscutível. Seria a coroação de todo um trabalho em prol da melhoria da qualidade da bebida em todos os sentidos. Salinas merece.

sábado, 12 de julho de 2008

Futebol, Política e Cachaça.

Cachaça, em Salinas, é cultura, mas igrejas pegam no pé:
Por Brunna Rosa
Entrevista da Vereadora Edna Sarmento sedida ao site Futepoca.
A vereadora Edna Sarmento Barros (PDT), de Salinas, Minas Gerais, concedeu esta entrevista durante o Seminário do Plano Nacional de Cultura, em Belo Horizonte. Falou sobre o primeiro vestibular no mundo para fabricação de cachaça, o impacto da alta produtividade do líquido etílico na vida da cidade, além do selo de reconhecimento de Indicação de Origem Geográfica.
Futepoca – O município de Salinas é muito conhecido por sua cachaça. Qual o seu diferencial de outros municípios produtores?Edna Sarmento Barros – Um dos principais pólos produtores de cachaça do Brasil é Salinas. Atualmente, a produção anual atinge 5 milhões de litros, sendo comercializada por cerca de 50 marcas, algumas de renome nacional e internacional. Como exemplo, cito a Havana-Anísio Santiago, reconhecida patrimônio cultural imaterial de Salinas por meio do Decreto Municipal nº. 3.728/2006, Erva Doce, a Asa Branca, a Indaiazinha, Peladinha, Canarinha, Fabulosa, Monte Alto, Lua Cheia, Salineira, Seleta, Boazinha, Cubana, Boazinha, Sabor de Minas, Salinas, Terra de Ouro e outras.Temos também a Escola Agrotécnica Federal de Salinas, o primeiro lugar do mundo a ter vestibular para Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça. Neste ano, a primeira turma já vai se formar e é uma honra para nós sabermos que vão continuar a tradição e a cultura de nossa cidade. Por aqui, a cachaça é tão importante que é nosso vinagre: temperamos as carnes com a cachaça. Recomendo que experimentem, é outro sabor!O diferencial mesmo de Salinas é o solo onde a cana é produzida, segundo pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), não só como é armazenada a cachaça. E isso é tão importante para nós que já temos até selo, "Cachaça é Cultura".
Futepoca – O selo que a senhora se refere é ao de produção local?Barros – A Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas (Apacs) conquistou recentemente o selo que indica o reconhecimento de Indicação de Origem Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O certificado comprova a procedência geográfica, agregando reputação e inibe falsificação. Tem muitas pessoas que produzem a cachaça em outras cidades e vem engarrafar em Salinas. Agora, com o selo, garante-se a origem exclusiva dos produtores locais, beneficiando e protegendo as marcas do município.No Brasil, no setor de cachaça, somente a cidade de Paraty (RJ) possui o certificado outorgado pelo órgão federal. O município é um dos mais antigos pólos produtores de cachaça.Outro fato interessante é que Salinas também terá um museu da cachaça. A prefeitura de Salinas e a Secretaria de Estado da Cultura firmaram Termo de Cooperação Cultural para a criação do museu no município com R$ 4 milhões. Serão feitas pesquisas históricas e antropológicas, catalogação de acervos, inventários de bens culturais relacionados ao mundo da cachaça. Em 2007, os produtores de Salinas recolheram R$ 1,042 milhão de ICMS, imposto de competência estadual, ao erário mineiro.Assim, ter a indicação geográfica na produção de cachaça ao município de Salinas é reconhecer os produtores que há muito tempo produzem uma cachaça de ótima qualidade. Mas, também tem problemas a exploração da produção de cachaça.
Futepoca – Quais problemas a senhora apontaria?Barros – As crianças estão bebendo cada vez mais cedo. A igreja, principalmente a presbiteriana, está pegando no pé. A vantagem mesmo é a economia, mas agora as instituições públicas precisam cuidar da saúde.
Futepoca – Como estão os preparativos em Salinas para sediar o Festival Mundial de Cachaça?Barros – Entre os dias 11 a 13 de julho, Salinas será sede do VII Festival Mundial de Cachaça e fará justiça ao apelido de "Capital Mundial da Cachaça". O nosso diferencial é o processo de fabricação dos produtores da região é exclusivamente artesanal, o fermento utilizado é biológico. Será um grande evento, com mais de 78 expositores, para o qual tenho o prazer de convidar todos os apreciadores de cachaça!

Salinas inaugura Terminal Rodoviário - ANÍSIO SANTIAGO

A prefeitura de Salinas inaugurou o Terminal Turístico Rodoviário “Anísio Santiago”, sonho antigo da população salinense. O evento teve a presença da Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento Turístico, Maria Eloísa Machado Leal, do Gerente da Região Sudeste da Presidência da República, Alan Silva, do deputado estadual Arlen Santiago, de Valmir Morais, presidente da Amans, de diversos prefeitos do Norte de Minas e centenas de pessoas que prestigiaram o evento.
O terminal foi inaugurado pelo caminhão Chevrolet Leadmaster 1947, de propriedade da família de Anísio Santiago (1912-2002). O antigo caminhão foi um dos primeiros veículos a circular na região de Salinas na década de 1940 e teve participação decisiva na divulgação da cachaça Havana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas (Dec. Municipal 3.728/06).










Nova contagem da população da Região de Salinas



O IBGE publicou no Diário Oficial da União, no dia 05/10/2007, a nova contagem da população brasileira de 2007. Minas Gerais continua sendo o segundo estado mais populoso com 19,2 milhões de habitantes com crescimento de 7,66% em relação ao Censo 2000, de 17,8 milhões de habitantes.A microrregião de Salinas (Alto Rio Pardo) ocupa área de 17,6 mil quilômetros quadrados e é composta por dezessete municípios.

A população atual (2007) é de 205,9 mil habitantes com crescimento de 4,51% em relação ao Censo 2000, de 197,04 mil habitantes. O crescimento populacional da região ficou abaixo do verificado em Minas Gerais.

Salinas é o município mais populoso com 37.363 pessoas. Teve crescimento de 1,75% em relação ao último censo. O menos populoso é o município de Berizal com 4.383 pessoas com crescimento de 10,4%. O município de Curral de Dentro teve crescimento populacional de 16,09%, o maior da região.

Agora possui 6.934 habitantes.Por outro lado, o município de Rubelita se apresenta com o maior índice de retração da população com -18,7%. Passou de 10.199 para 8.292 pessoas representando quase um quinto da população do município. Rubelita vive verdadeiro êxodo populacional. Requer maior análise sócio-econômica para entender o que está acontecendo para haver tamanha retração populacional. Também o município de Fruta de Leite teve crescimento negativo de 6,64% com população atual de 6.327 pessoas. Dos dezessete municípios da microrregião, somente estes dois municípios tiveram crescimento negativo.


A tabela abaixo demonstra a atual realidade populacional de cada município da microrregião. Confira.




Economia da Região de Salinas cresce acima da Média


Pesquisa divulgada pela Fundação João Pinheiro (FJP) sobre o crescimento acelerado do emprego com carteira assinada no interior de Minas Gerais desbanca a Região Central, tendo em vista que municípios de regiões da Zona da Mata, Noroeste, Jequitinhonha e Norte de Minas estão se beneficiando com o crescimento econômico acima da média do estado, no período de 2000 a 2006.

De um universo de 66 microrregiões no Estado, seis tiveram crescimento econômico maior que a média do Estado que foi de 4,9%. As microrregiões são: Pedra Azul (10,4%), Janaúba (10,8%), Capelinha (10,8%), Mantena (10,8%), Grão Mogol (11,6%) e Salinas (12,4%), tendo os municípios pólos das microrregiões os carros chefes do crescimento econômico.

A microrregião de Salinas teve o principal destaque da pesquisa, com taxa de crescimento de 12,4% do emprego formal. O destaque para a região Norte de Minas (Janaúba, Grão Mogol e Salinas) deve-se ao resultado efetivo das políticas públicas de Minas para áreas mais vulneráveis tendo em vista que o governo mineiro tem estratégia de reduzir desigualdades regionais incentivando e fomentado investimentos.


Fonte: Minas Gerais, 03/07/2008, pág. 3.

Região de Salinas ganha pavimentação de estradas


O governo mineiro autorizou processo de licitação para pavimentação de mais 49 trechos de rodovias por meio do Proacesso em diversas regiões do estado, com investimentos previstos de 768 milhões de reais.

Dos 49 municípios beneficiados, 17 pertencem às mesorregiões Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha.A microrregião de Salinas (composta por 17 municípios e população de cerca de 200 mil pessoas) foi beneficiada com os seguintes trechos: Novorizonte/MG-404 (20km), Santa Cruz de Salinas/BR-251 (12km), Fruta de Leite/BR-251 (20km) e Padre Carvalho/BR-251 (16km).

A ordem de serviço foi dada ao DER-MG e as obras podem ser iniciadas a qualquer momento. Concluídas as pavimentações dos trechos, a economia da microrregião de Salinas ganhará novo impulso facilitando o escoamento da produção via BR-251.


Fonte: Jornal “Minas Gerais” (04/06/2008, pág. 3) e AMAMS: site http://www.amams.org.br/.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Pontos de Salinas - Igreja de São Geraldo


Igreja de São Geraldo.

Pontos de Salinas - Igreja Matriz


Igreja Matriz de Santo Antônio.
Foi construída entre 1919 e 1926.

Pontos de Salinas - Escola Agrotécnica


A Escola Agrotécnica Federal de Salinas-MG, “Clemente Medrado”, situada na Fazenda Varginha, município de Salinas, Estado de Minas Gerais, mantida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, do Ministério da Educação, integra a Rede Federal de Ensino.Com base no Decreto Federal nº 22.470, de 20 de janeiro de 1947 e nas disposições do Decreto-Lei nº 9.613, de 20 de agosto de 1946, o então Deputado Federal Dr. Clemente Medrado Fernandes, tomando as devidas providências, fez criar a Escola de Iniciação Agrícola de Salinas, lançando a “Pedra Fundamental” no dia 2 de setembro de 1953, contando com a presença de Sua Excelência o Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Doutor Juscelino Kubitschek de Oliveira.Os terrenos do estabelecimento, situados no lugar denominado “Fazenda Varginha” foram doados ao Governo Federal, pela municipalidade, através da Lei nº 127, de 5 de outubro de 1952, sancionada pelo então Prefeito Municipal o Senhor Miguel de Almeida.

Pontos de Salinas - Edifício


Edifício Cel. Idalino Ribeiro.

Foi construído em 1933 pelo Cel. Idalino Ribeiro e adquirido pela prefeitura de Salinas em 2003. Atualmente abriga várias secretarias municipais.

Pontos de Salinas - Praça João Pessoa


Praça João Pessoa.

Um dos poucos lugares da cidade onde ainda se mantém o calçamento original.

Pontos de Salinas - Secretaria de Saúde


Secretaria Municipal de Saúde

Pontos de Salinas - Fórum



Fórum Desembargador "Dario Lins do Rego". Edificado em 1933, onde funcionou a primeira cadeia pública de Salinas.

Pontos de Salinas



Escola Estadual Coronel Idalino Ribeiro



Escola Estadual Dr. João Porfírio.
Criada em 1911 e edificada em 1932, foi a primeira escola pública implantada em Salinas.

BARRAGEM DE SALINAS - MG


RESUMO INFORMATIVO DA BARRAGEM DE SALINAS - MG


Localização
Rio Salinas , Bacia do Jequitinhonha , Município Salinas (MG)
Finalidade
Perenização do rio, Irrigação
Volume
Concreto : 12886 m3
Barragem Principal
Tipo : Terra Comprimento : 680
Casa de Força
Tipo Estrutural : , Potência Unitária : , Número de Unidades :
Vertedoura
Tipo : Tulipa , Comporta : , Capacidade : 580 m3/s
Níveis de Operação
NA Máx Normal Montante : 495 m NA Máx Normal Jusante :
Reservatório (N.A. Máx Normal)
Área : 12,7 km2
Volume : 85 km3









Construída pela Cemig na década de 1990, a represa de Salinas possui cerca de 6 quilômetros quadrados de espelho d'água. É uma das maiores do Norte de Minas e resolveu, definitivamente, o problema de abstecimento de água no município.









A Barragem em Salinas, se transformou em um cartão postal da cidade.





Hoje a Barragem de Salinas é um lugar atrativo onde vc pode fazer um programa com armonia com a natureza, andar, pescar e se deliciar com a linda paisagem.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Salinas - Fotos do início do século XX

Salinas - Início do século XX
















Antiga Praça da Matriz






Antiga Praça do Mercado






Antiga ponte sobre o Rio Salinas.

Livro "Poetas de Salinas"



O livro "Poetas de Salinas", da Academia Salinense de Letras, traz coletânea de poemas de diversos poetas e escritores de Salinas.

Festival da Cachaça




O Festival Mundial da Cachaça de Salinas divulga e fortalece a imagem do município como importante região produtora de cachaça artesanal de qualidade.

Literatura de Salinas




O livro "O Mito da Cachaça Havana-Anísio Santiago" de autoria do salinense Roberto Carlos Morais Santiago, aborda a história da mais emblemática marca de cachaça do Brasil: a Havana-Anísio Santiago. Aborda, ainda, aspectos culturais, históricos e econômicos da cachaça no Brasil, Minas Gerais e Salinas.

Havana - Patrimônio Cultural de Salinas




A cachaça Havana-Anísio Santiago, tombada como Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas (Decreto Municipal nº 3.728/2006) foi a primeira marca de cachaça a surgir em Salinas na década de 1940. Desde então, marcas de cachaça não pararam de proliferar na região. Atualmente, o município é considerado referência nacional no processo de produção de cachaça artesanal de qualidade.

Prêmio de Excelência - Anísio Santiago




O prêmio "Excelência da Cachaça Anísio Santiago" foi concedido pelos organizadores da Expocachaça 2003, em Belo Horizonte, em homenagem a um dos maiores ícones da história da cachaça artesanal brasileira: Anísio Santiago (1912-2002).