segunda-feira, 7 de julho de 2008

Salinas realiza VII Festival da Cachaça





Salinas realiza VII Festival da Cachaça

Por Roberto Carlos Morais Santiago

Acontece nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2008, o VII Festival Mundial da Cachaça de Salinas. O evento divulga e fortalece o agronegócio da cachaça que já se tornou realidade e vem transformando a estrutura da economia do município.

Salinas, ao longo das últimas décadas, se tornou no maior produtor nacional de cachaça artesanal. Atualmente, a produção anual gira em torno de cinco milhões de litros sendo comercializada em todo o país e no exterior sob mais de 60 marcas, algumas de renome nacional e internacional.

A marca ícone do município e região é a Anísio Santiago-Havana, reconhecida Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas por meio do Decreto Municipal nº. 3.728/2006. É considerada a mais tradicional e emblemática marca de cachaça artesanal do mercado brasileiro.


Também é de Salinas o maior produtor nacional de cachaça artesanal sob as marcas Boazinha e Seleta, do empresário Antônio Eustáquio Rodrigues. As marcas de Salinas estão presentes nas principais gôndolas de supermercados e cachaçarias de todo o país. Marcas tradicionais como a Asa Branca, Beija-Flor, Brinco de Ouro, Canarinha, Cubana, Indaiazinha, Lua Cheia, Piragibana, Sabor de Minas, Salineira, Salivana, dentre outras, são muito conhecidas junto ao consumidor mineiro e brasileiro.As evidências do sucesso da cachaça de Salinas são muitas. Recentemente, a revista PLAYBOY (edição de abril de 2007), elegeu sete marcas de Salinas entre as vinte melhores do país: Anísio Santiago-Havana (2º. Lugar), Canarinha (3º. Lugar), Boazinha (6º. Lugar), Piragibana (10º. Lugar), Indaiazinha (12º. Lugar), Lua Cheia (16º. Lugar) e Seleta (18º. Lugar).


As eleitas representam 35% das marcas escolhidas pelo júri da conceituada revista.

Outra evidência da força da cachaça de Salinas está na arrecadação de ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, de competência estadual. O ICMS é um excelente indicador para mensuração da atividade econômica, pois permite fazer correlação com outros setores da economia. Permite, ainda, fazer análise sobre aspectos da formalidade e informalidade do setor.Dados obtidos na Receita Estadual/MG revelam que Salinas vem aumentando a sua participação no agronegócio da cachaça mineira.

A participação na arrecadação de ICMS no território mineiro vem aumentando a cada ano: 2000 (7,19%), 2001 (11,68%), 2002 (10,79%), 2003 (9,73%), 2004 (8,59%), 2005 (15,82%), 2006 (46,41%) e 2007 (45,67%). Os dados da arrecadação de ICMS evidenciam, de forma inequívoca, que Salinas talvez seja o único município mineiro que possui cadeia produtiva de cachaça consolidada.

O volume de produção, a variedade de marcas e arrecadação de ICMS são fatores que demonstram tal evidência.Poucas cidades brasileiras possuem símbolo que reflete a economia e cultura local. Salinas possui a cachaça como símbolo de sua vocação econômica e cultural.

A genuína bebida brasileira ali produzida está cada vez mais cobiçada pela sua qualidade, tradição e variedade de marcas. Maria das Vitórias Cavalcanti, presidente do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça (PBDC), em depoimento para o livro O Mito da Cachaça Havana-Anísio Santiago (2ª. edição, 2007: 292 páginas) afirma que “É indiscutível a importância da região de Salinas para o desenvolvimento do mercado da cachaça no Brasil e no exterior. A busca dos produtores da região em desenvolver marcas e produto de qualidade diferenciada colocou Minas Gerais na liderança da produção de cachaça artesanal no Brasil”.

O processo de expansão e diversificação da economia brasileira ao longo das últimas décadas vem forjando e incrementando atividades econômicas de produtos típicos da cultura do Brasil no mercado com forte impacto nas economias locais.


Neste aspecto, através de diversos fatores como clima, solo, conhecimento e tradição, Salinas vem promovendo o seu desenvolvimento sócio-econômico e ocupando espaço no mercado interno e externo através de bebida que expressa parte da cultura e identidade brasileira: a cachaça.


Informação sobre o evento: http://www.festivalmundialdacachaca.com.br/

Nenhum comentário: